Secções
Entrar

FBI impediu planos terroristas para atentados nos Estados Unidos

10 de julho de 2015 às 08:10

O director da polícia federal norte-americana, James Comey, revelou que o FBI impediu planos terroristas para atacar o solo norte-americano durante as festividades do 4 de Julho, e alertou para possíveis novas ameaças nos próximos dias

A polícia federal dos Estados Unidos (FBI) informou na quinta-feira que impediu planos terroristas para atacar o solo norte-americano durante as festividades do 04 de Julho, e alertou para possíveis novas ameaças nos próximos dias.

O director do FBI, James Comey, indicou que os planos terroristas eram "inspirados" pelo Estado Islâmico e no seu apelo para atacar os Estados Unidos, não precisando o número de planos abortados e os seus objectivos.

As operações policiais que decorreram em todo o país contra o terrorismo vinculado ao Estado Islâmico resultaram, nas últimas semanas, numa dezena de detenções.

"Creio que o nosso trabalho impediu planos para matar pessoas, provavelmente em ligação ao 4 de Julho [Dia da Independência dos Estados Unidos]", indiciou Comey.

Segundo o FBI, estes planos era "pouco sofisticados" e baseavam-se no recurso a armas brancas e de fogo.

De acordo com as autoridades, estes ataques não foram planeados por grupos terroristas a partir do estrangeiro, mas foi solicitada ajuda fora do país.

Esta "ajuda" consistiu no recrutamento dos agora detidos e no "incentivo" para que realizassem ataques em solo norte-americano, mediante comunicaçãoonlinecom membros do Estado Islâmico, através de programas de encriptação de dados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela