Secções
Entrar

Ex-banqueiro condenado em Espanha por contrabando de quadro de Picasso

16 de janeiro de 2020 às 16:20

Ex-presidente do Bankinter Jaime Botín foi condenado a a 18 meses de prisão e uma multa de 52,4 milhões de euros por ter tentado vender a obra Cabeça de uma Jovem Mulher, pintada em 1906.

Um tribunal de Madrid condenou esta quinta-feira o ex-presidente do Bankinter Jaime Botín a 18 meses de prisão e uma multa de 52,4 milhões de euros pelo delito de contrabando de um quadro dePicasso.

O condenado, que ainda pode apresentar um recurso, é irmão do falecido Emilio Botín, ex-presidente do grupo bancário Santander, e levou para fora de Espanha, com a intenção de vender, a obra original de Pablo Picasso "Cabeça de uma Jovem Mulher", pintada em 1906.

Um grupo de peritos da polícia espanhola deslocou-se à ilha francesa da Córsega em 2015 para resgatar a obra-prima de Picasso, avaliada em 24 milhões de euros.

O quadro era propriedade de Jaime Botín, mas em dezembro de 2012 o Conselho de Qualificação, Valorização e Exportação do Património Espanhol, órgão consultivo do Ministério da Cultura, tinha recusado por unanimidade autorizar a exportação da obra.

As autoridades corsas disseram que tinham sido alertados sobre uma tentativa de contrabando, a partir de Espanha e de barco, do valioso quadro.

A pintura a óleo, do "período cor-de-rosa" do mestre cubista com uma mulher de cabelo preto comprido, foi apreendida quando o capitão do barco não conseguiu apresentar um certificado a autorizar a presença do quadro fora do território espanhol.

No barco, as autoridades francesas também encontraram um documento em espanhol a confirmar que a obra era de "interesse cultural" e tinha sido proibida de sair sem autorização de Espanha, a terra natal de Picasso.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela