Secções
Entrar

Estados Unidos declaram China e Rússia como "rivais"

18 de dezembro de 2017 às 21:51

A China e a Rússia agem em detrimento dos interesses dos Estados Unidos, denunciou a Casa Branca, no documento "Estratégia de Segurança Nacional".

Um novo documento revelado pelos Estados Unidos esta segunda-feira promete aquecer a diplomacia. Para a Casa Branca, a China e a Rússia agem em detrimento dos interesses dos Estados Unidos. Esse parecer consta no documento "Estratégia de Segurança Nacional", apresentado hoje pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Num tom particularmente incisivo, o documento refere que "a China e a Rússia desafiam o poder, a influência e os interesses" norte-americanos e que os dois países estão a tentar "minar a segurança e a prosperidade dos Estados Unidos", diz o documento.

1 de 4
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

"A China e a Rússia querem criar um mundo que seja a antítese dos valores e interesses dos Estados Unidos", acrescenta-se no documento, com Trump a enfatizar a mensagem "os Estados Unidos primeiro", não se coibindo de criticar os Presidentes anteriores.

Para Trump, os anteriores líderes norte-americanos "empenharam-se na construção nacional no exterior, enquanto não conseguiram construir e reabastecer a nação em casa".

O Presidente dos Estados Unidos assinalou que a nova estratégia de segurança prevê países em constante concorrência, revoga as advertências da era Obama sobre as mudanças climáticas e afirma que os Estados Unidos defenderão unilateralmente a sua soberania, mesmo que signifique arriscar a existência de acordos com outros países que dominaram a política externa dos Estados Unidos desde a Guerra Fria.

A estratégia do Presidente norte-americano concentra-se em quatro temas principais: proteger a pátria, promover a prosperidade americana, demonstrar a paz através da força e promover a influência americana em um mundo sempre competitivo.

A doutrina de Trump sustenta que os Estados Unidos devem lutar em todas as frentes para proteger e defender a soberania norte-americana de amigos e inimigos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela