Secções
Entrar

Estado Islâmico causou "mais de 100 mil milhões de dólares" de prejuízos

11 de novembro de 2017 às 15:39

O primeiro-ministro do Iraque calculou em mais de 85,7 mil milhões de euros os prejuízos causados pelo grupo extremista nos três anos de ocupação.

O primeiro-ministro do Iraque calculou hoje em "mais de 100 mil milhões de dólares (85,7 mil milhões de euros)" os prejuízos causados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) nos três anos de ocupação de vastas zonas do país.

"Os prejuízos da ocupação do EI das cidades iraquianas ascendem já a mais de 100 mil milhões de dólares", afirmou Haider al-Abadi durante uma visita a Kerbala, cidade santa xiita onde terminou na sexta-feira uma importante peregrinação.

"E isto apenas em danos à economia e às infraestruturas", adiantou.

O EI apossou-se em 2014 de perto de um terço do território iraquiano, a norte e a oeste de Bagdad. O grupo também realizou "uma limpeza cultural" arrasando uma parte dos vestígios da antiga Mesopotâmia, segundo a ONU.

Em Mossul, segunda cidade do país, os 'jihadistas' saquearam tesouros pré-islâmicos, dinamitaram a emblemática mesquita al-Nuri com o seu minarete inclinado do século XII e deitaram fogo à principal biblioteca.

Os combates para expulsar o EI destruíram uma grande parte das cidades que os extremistas ocupavam.

O custo total para a reconstrução foi estimado entre 700 e 1.000 mil milhões de dólares (600 e 857 mil milhões de euros).

As tropas iraquianas lançaram hoje uma operação para recuperar a última das localidades nas mãos do EI, Rawa, assim como "limpar as zonas a descoberto no deserto" no oeste do país, segundo Abadi, também comandante-chefe das forças armadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela