Secções
Entrar

Espanha: Pedro Sánchez falha investidura na primeira votação

05 de janeiro de 2020 às 11:46

Líder do PSOE deverá ser empossado pelo parlamento esta terça-feira.

Não foi desta: Pedro Sánchez, líder dos socialistas emEspanha, falhou a investidura na primeira votação no parlamento espanhol. Conseguiu 166 votos a favor, 165 contra, e 18 abstenções.

O líder do PSOE terá uma nova votação pela frente na terça-feira, em que só precisa de maioria simples. Espera-se mais um voto a favor - ou seja, 167 - visto que uma deputada do En Comú está doente e não pôde votar este domingo, segundo o El Mundo

O candidato do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) precisava, nesta primeira tentativa, de ter conseguido o apoio de metade mais um, 176 votos, da totalidade dos 350 deputados espanhóis, para ser confirmado no lugar que ocupa desde junho de 2018.

O debate da investidura de Sánchez começou no sábado. O PSOE de Sánchez e o Unidas Podemos de Pablo Iglesias irão formar um governo de coligação. Mas como ficaram abaixo da maioria com 155 assentos num parlamento de 350 lugares, Sánchez terá que colher o apoio dos pequenos partidos regionais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela