Secções
Entrar

Eslováquia elege Zuzana Caputova como primeira presidente mulher

31 de março de 2019 às 09:52

A ecologista liberal Zuzana obteve 58,35% dos votos, de acordo com os resultados apurados em 64% das assembleias de voto. Caputova - crítica acesa do Governo e estreante na política - é uma advogada de 45 anos que tem vindo a bater-se pelas causas ambientais, anticorrupção e legislação pelo aborto.

A ecologista liberal Zuzana Caputova vai tornar-se a primeira mulher Chefe de Estado da Eslováquia, de acordo com os resultados parciais da segunda volta das eleições divulgados sábado pelas autoridades.

A militante anticorrupção obteve 58,35% dos votos, de acordo com os resultados apurados em 64% das assembleias de voto, enquanto o seu rival, Maros Sefcovic, conseguiu 41,64% dos votos, segundo o gabinete de estatísticas da Eslováquia.

Caputova - crítica acesa do Governo e estreante na política - é uma advogada de 45 anos que tem vindo a bater-se pelas causas ambientais, anticorrupção e legislação pelo aborto.

Maros Sefcovic é comissário europeu da Energia, diplomata de carreira, de 52 anos, e apoiado pelo partido no poder, Smer-SD.

Na primeira volta do escrutínio, a 16 de março, Sefcovic obteve apenas 19% dos votos, ao passo que Caputova conquistou 40%.

A vencedora nas eleições deste sábado vai tornar-se o quinto presidente da Eslováquia - com 5,4 milhões de habitantes, membro da zona euro e da NATO - desde que o país ganhou independência, em 1993, depois da Checoslováquia se ter dividido em duas.

A Eslováquia realiza eleições um ano após a crise desencadeada pelo assassínio de um jornalista de investigação, e de vastas manifestações antigovernamentais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto