Secções
Entrar

Erdogan "triste" com atitude dos EUA

30 de abril de 2017 às 17:55

Presidente da Turquia quer resolver diferendo no encontro com Trump, a 16 de Maio

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, confessou, este domingo, que se sente "entristecido" por ver veículos militares norte-americanos a patrulharem perto da fronteira turco-síria com combatentes das milícias curdas YPG, organização classificada como terrorista por Anacara.

As Unidades de Protecção do Povo Curdo (YPG) são a principal componente das forças sírias democráticas, uma aliança de combatentes curdos e árabes que lutam contra o grupo jihadista Estado Islâmico na Síria, apoiados pelos Estados Unidos.

Mas a Turquia considera as YPG como um ramo sírio dos separatistas curdos no Partido dos Trabalhadores do Curdistão da Turquia (PKK). O PKK, que oferece uma luta armada sangrenta contra Ancara desde 1984, é classificado como terrorista pela Turquia e seus aliados ocidentais.

Ao longo desta semana, a Turquia realizou vários ataques contra forças rebeldes curdas no nordeste da Síria e que causaram 28 mortos, tendo os confrontos também acontecido ao longo da fronteira turco-síria.

Na sequência destes ataques, os Estados Unidos, que lideram a coligação internacional contra o grupo terrorista EI no Iraque e na Síria, enviaram veículos militares para o lado sírio da fronteira, onde estão a efectuar patrulhas com os membros do YPG.

"Infelizmente, a presença de uma bandeira americana ao lado de uma organização terrorista chamada YPG entristece-nos fortemente", disse aos jornalistas Erdogan antes de voar para a Índia.

A aproximação dos Estados Unidos aos combatentes das milícias curdas YPG arrefeceu as relações turco-americanas, estando previsto que o chefe de Estado da Turquia se reúna com Donald Trump nos EUA em maio, para abordar esta questão.

"Falaremos quando se realizar o encontro com o presidente, a 16 de Maio", disse Erdogan, lamentando que a cooperação entre as forças dos EUA e do YPG, iniciada por Barack Obama, continue. "Isto deve parar imediatamente. Caso contrário, continuará a ser um problema para a região e para nós", sustentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela