Secções
Entrar

Equador: segundo sismo do dia atinge os 6,8 de magnitude

18 de maio de 2016 às 18:44

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter atingiu o Equador, horas depois de outro abalo, de magnitude 6,7, que fez seis feridos ligeiros. A 17 de Abril, um terramoto de magnitude 7,8 causou mais de 650 mortos

Um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter atingiu o Equador, horas depois de outro abalo, de magnitude 6,8, que fez seis feridos ligeiros, divulgou o Instituto de Geofísica do Equador.

O segundo sismo desta quarta-feira aconteceu cerca das 11h47 hora local (17h47 hora de Lisboa), com epicentro localizado na província costeira de Esmeraldas, noroeste do Equador, perto da fronteira com a Colômbia, precisou o instituto.

De madrugada (02h57, horas locais), um terramoto de magnitude 6,8 (Richter) teve epicentro na costa ao largo da província de Manabi e a uma profundidade de 14,7 quilómetros. 


Ao primeiro abalo, sentido em vários bairros de Quito e noutras localidades, seguiram-se várias réplicas de magnitudes variadas, incluindo uma de 5,4, informou o instituto de geofísica equatoriano.

"Aqui sentimos um forte abanão. Eu e a minha família saímos a correr de casa", declarou à France Presse Modesto Guale, um habitante do bairro de Costa Azul na cidade portuária de Manta, na província de Manabi.

A 17 de Abril, o Equador foi abalado por um sismo de magnitude 7,8 (Richter), que causou pelo menos 654 mortos. O presidente equatoriano, Rafael Correa, considerou o referido terramoto como "a pior tragédia [do Equador] nas últimas sete décadas". Um abalo no Equador em 1949 arrasou cidades inteiras no centro do país, provocando seis mil mortos e tendo afectado quase 100 mil pessoas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela