Secções
Entrar

Deputado russo quer nacionalizar fábricas de empresas estrangeiras

Sofia Oliveira com Leonor Riso 08 de março de 2022 às 18:13

Um membro do governo russo propôs a nacionalização das fábricas que suspenderam as operações no país, devido à invasão da Ucrânia.

Depois de várias multinacionais terem anunciado o encerramento das suas lojas na Rússia, um deputado russo sugeriu que as fábricas destas empresas fossem nacionalizadas. O secretário do conselho geral do partido Rússia Unida, Andrei Turchak, afirmou, num comunicado publicado no site do partido, que o encerramento das operações era uma "guerra" contra os cidadãos da Rússia.

Anunciou também que seriam tomadas medidas duras de retaliação, segundo a agência Reuters.

"O Rússia Unida propõe a nacionalização das instalações das empresas que anunciam a sua saída e o encerramento da produção na Rússia, durante a operação especial na Ucrânia", afirmou o secretário do conselho geral do partido russo, citado pela Reuters. Recorde-se que na Rússia, é proibido considerar a invasão russa da Ucrânia uma guerra.  

Andrei Turchak acrescentou que esta era uma medida extrema, mas que a Rússia não vai tolerar ser "apunhalada pelas costas" e vai proteger o seu povo. 

Entre as marcas estrangeiras que encerraram temporariamente as suas fábricas e vendas na Rússia, estão, por exemplo, as empresas de petróleo e gás Shell e a BP, que puseram fim a vários investimentos no país. A estas medidas contra a guerra, juntaram-se também redes sociais como o Facebook e o Instagram, através da empresa Meta. O mesmo aconteceu com várias lojas de retalho, como a Ikea, Nike, Mango e Zara e fábricas de automóveis como a Renault, Jaguar, Toyota e Volvo. A Netflix, Walt Disney e Spotify também interromperam os seus serviços no país. 

O objetivo da suspensão das operações no país é pressionar a Rússia a acabar com a ofensiva militar na Ucrânia, que já dura há 13 dias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela