Secções
Entrar

Demite-se embaixador bielorrusso que apoiou protestos contra Lukashenko

18 de agosto de 2020 às 16:17

Num depoimento em vídeo, Igor Leschchenya manifestou "solidariedade com os que saíram à rua nas cidades bielorrussas em marchas pacíficas para que a sua voz seja ouvida".

O embaixador da Bielorrússia na Eslováquia, que apoiou publicamente os protestos contra o Presidente Alexander Lukashenko, anunciou hoje que pediu a demissão, um gesto interpretado como um sinal de divisões crescentes entre a elite política bielorrussa.

Numa entrevista, o embaixador Igor Leshchenya disse que a demissão foi a "decisão lógica" depois do vídeo que gravou afirmando o seu apoio aos protestos que se sucedem na Bielorrússia desde as contestadas eleições de 9 de agosto, que deram um sexto mandato a Lukashenko, no poder há 26 anos.

No depoimento em vídeo, divulgado no sábado, Leschchenya manifestou "solidariedade com os que saíram à rua nas cidades bielorrussas em marchas pacíficas para que a sua voz seja ouvida".

O embaixador disse ainda estar chocado com a violência e a tortura dos manifestantes e acusou as forças policiais da Bielorrússia de recorrerem a métodos da polícia secreta soviética.

"Como embaixador, sou nomeado pelo Presidente e é esperado que siga as políticas por ele decididas. O Ministério dos Negócios Estrangeiros [da Bielorrússia] considera que a minha atitude cívica ultrapassou isso", disse hoje o embaixador ao ‘site’ de notícias independente bielorrusso Tut.by.

Igor Leshchenya, 52 anos, foi o primeiro alto funcionário a apoiar publicamente os protestos contra Lukashenko, que obteve, segundo números oficiais, 80% dos votos.

A sua principal rival, Svetlana Tikhanovskaya, a quem foram atribuídos 10% dos votos, denunciou a eleição como fraudulenta e exigiu a recontagem dos votos.

Milhares de pessoas têm-se manifestado por todo o país, apesar da repressão violenta pela polícia, que nos primeiros quatro dias de protestos deteve quase 7.000 pessoas e feriu centenas com balas de borracha, granadas de atordoamento e bastões.

Pelo menos dois manifestantes morreram.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela