Secções
Entrar

Covid-19: Turismo mundial continua paralisado em 100% dos destinos

11 de maio de 2020 às 10:19

OMT recorda ainda que "até agora nenhum destino levantou ou facilitou as restrições de viagens".

O turismo permanece "paralisado" pela covid-19, com restrições de viagens para turistas internacionais em 100% dos destinos no mundo, enquanto continua o debate sobre os primeiros passos que podem ser tomados para as levantar, segundo a OMT.

Além disto, dos 217 destinos em todo o mundo, 156 (72%) pararam completamente o turismo internacional, de acordo com o último estudo divulgado hoje pela Organização Mundial Turismo (OMT) com dados recolhidos a partir de 27 de abril.

Por região, 83% dos destinos na Europa fecharam completamente as fronteiras do turismo internacional, enquanto na América a percentagem é de 80%, na Ásia e no Pacífico de 70%, no Médio Oriente de 62% e em África de 57%.

Em 25% dos destinos, as restrições estão em vigor há pelo menos três meses, enquanto em 40% começaram há pelo menos dois meses, afirma a OMS no relatório, que reflete as medidas adotadas desde o final de janeiro, quando a propagação da covid-19 foi declarada Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (PHEIC) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre os dados mais significativos, a OMS destaca num comunicado que "até agora nenhum destino levantou ou facilitou as restrições de viagens".

Segundo o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, o turismo foi o setor "mais atingido por esta crise porque os países fecham fronteiras e as pessoas ficam em casa".

Por esse motivo, a agência especializada em turismo das Nações Unidas apelou aos Governos para "facilitarem, de maneira coordenada, o levantamento das restrições, no momento apropriado e de maneira responsável, quando for considerado seguro".

O turismo é "a salvação para milhões de pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento", e a reabertura do mundo para viajar "economizará empregos, protegerá os meios de subsistência e permitirá que o setor retome o seu papel vital na promoção do desenvolvimento sustentável", sublinhou.

A organização lembrou que trabalha "em estreita colaboração" com outras organizações internacionais, governos nacionais e o setor privado, a fim de promover a recuperação do turismo "de maneira responsável no momento oportuno".

Nas últimas duas semanas, o secretário-geral da OMT dirigiu-se aos ministros do G20 e à Comissão Europeia, "apostando no turismo como uma prioridade na agenda dos países, à medida que tentam recuperar da crise".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela