Secções
Entrar

Coronavírus: Finlândia e Geórgia também confirmam primeiros casos positivos

26 de fevereiro de 2020 às 19:46

Em ambos os países, os pacientes "importaram" o vírus: no caso finlandês, uma turista que esteve na região chinesa de Wuhan, no caso georgiano um homem que regressou do Irão.

Há mais dois países europeus com casos positivos deCovid-19. As autoridades sanitárias finlandesas confirmaram esta quarta-feira o primeiro caso do novocoronavírusno país, correspondente a uma mulher de 32 anos que chegou da China na semana passada.

A mulher era uma turista que tinha estado na região chinesa de Wuhan. Chegada à Finlândia na quinta-feira, estava num complexo de esqui na povoação de Saariselka, no norte do país. No domingo começou a apresentar sintomas e na terça-feira deslocou-se a um hospital, onde foi diagnosticada com o Covid-19.
 
Atualmente, a paciente está isolada num hospital de Rovaniemi. As autoridades sanitárias do distrito da Lapónia estão a examinar 15 pessoas que podem ter tido contacto com a portadora do vírus.

O diretor do Instituto de Saúde da Finlândia, Mika Salminen, disse a meios locais que o risco de ocorrer uma epidemia no país é escasso.

Também a Geórgia confirmou hoje o primeiro caso de contágio pelo Covid-19 naquele país, um homem georgiano que tinham regressado do Irão e que também passou pelo Azerbaijão, sendo também o primeiro caso de infeção na região do Cáucaso.
 
De acordo com a ministra da Saúde da Geórgia, Ekaterina Tikaradzé, citada pela agência France-Presse, o cidadão infetado está hospitalizado em Tbilissi, capital do país.

O balanço provisório da epidemia do novo coronavírus é de mais de 2.700 mortos e mais de 81 mil infetados, de acordo com dados reportados por mais de 40 países e territórios. Das pessoas infetadas, quase 30 mil recuperaram.

Além de 2.717 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.

AOrganização Mundial de Saúdedeclarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.


 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela