Secções
Entrar

Ciclone ameaça península Arábica após deixar rasto de destruição no Iémen

25 de maio de 2018 às 07:42

Cerca de 150 famílias tiveram de ser retiradas do arquipélago iemenita, devido à passagem do Mekunu, o primeiro ciclone tropical deste ano no oceano Índico norte.

O ciclone Mekunu deverá atingir a península Arábica este fim-de-semana de forma "extremamente severa", avisaram hoje meteorologistas indianos.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Na quarta-feira, a passagem do Mekunu pelas ilha Socotra, ao largo do Iémen, resultou no desaparecimento de 17 pessoas, além se terem registado danos materiais.

Os meteorologistas, que estão a acompanhar o ciclone, prevêem rajadas de vento superiores a 180 quilómetros por hora, sendo expectável que atinja na manhã de sábado a península Arábica perto de Salalah, a terceira maior cidade de Omã, onde residem 200 mil pessoas.

O Sultanato de Omã, que faz fronteira com o Iémen e com o mar da Arábia, já tinha anunciado ter tomado as devidas precauções caso o ciclone viesse a atingir o país.

Na quarta-feira, cerca de 150 famílias tiveram de ser retiradas do arquipélago iemenita, devido à passagem do Mekunu, o primeiro ciclone tropical deste ano no oceano Índico norte, indicaram fontes oficiais iemenitas.

O Iémen pediu então ajuda a associações humanitárias e à coligação militar liderada pela Arábia Saudita.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela