Secções
Entrar

Chefe de gabinete da Casa Branca está infetado com Covid-19

07 de novembro de 2020 às 10:54

Mark Meadows acompanhou Donald Trump na terça-feira após o fecho das urnas para as eleições nos EUA. Não usou máscara nem nem manteve a distância social recomendada.

O chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, está infetado com covid-19, noticiaram meios de comunicação norte-americanos que citaram fontes próximas do responsável.

Embora não tenha sido divulgado quando foi conhecido o resultado do teste à doença causada pelo novo coronavírus, Meadows acompanhava, na terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois do encerramento dos centros de votação para as presidenciais.

Além disso, Meadows tinha visitado durante a tarde os escritórios da campanha presidencial republicana e uma assessora Nick Trainer, que também recebeu um resultado positivo para a covid-19.

De acordo com o diário The Washington Post, em nenhuma das duas ocasiões Meadows usou máscara de proteção, nem manteve a distância social recomendada, desconhecendo-se até ao momento se existem mais casos de infeção na equipa republicana.

A Casa Branca não publicou ainda qualquer comunicado.

Meadows é o último dos colaboradores próximos de Trump, que também esteve infetado e chegou a estar hospitalizado em outubro, a contrair a doença.

Uma semana antes das eleições, Marc Short, chefe de gabinete do vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, recebeu um resultado positivo no teste à covid-19, tal como o assessor político Marty Obst, um assistente pessoal e duas outras pessoas da equipa.

Em outubro, foram identificados dois focos de contágio. Um, a cerimónia de posse em 26 de setembro, na Casa Branca, da juíza nomeada para o Supremo Tribunal Amy Coney Barret, à qual assistiram pelo menos sete pessoas atualmente infetadas com covid-19. E o segundo, os trabalhos preparativos para o debate dos candidatos presidenciais, na terça-feira passada, em Cleveland (Ohio).

Atualmente e desde o início da pandemia, os Estados Unidos contam 236.025 mortos e 9.727.345 casos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela