Secções
Entrar

Cerca de 100 mil crianças cercadas em Mossul

05 de junho de 2017 às 19:15

As crianças encontram-se presas onde decorre a última batalha para expulsar o grupo terrorista Estado Islâmico da cidade iraquiana


Cerca de 100 mil crianças estão presas no fogo cruzado no centro histórico e outras zonas de Mossul, onde decorre a última batalha para expulsar o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) da cidade iraquiana, alertou hoje a Unicef.

1 de 6
Foto: AHMAD AL-RUBAYE / Equipa
Foto: AHMAD AL-RUBAYE / Equipa
Foto: AHMAD AL-RUBAYE / Equipa
Foto: AHMAD AL-RUBAYE / Equipa
Foto: AHMAD AL-RUBAYE / Equipa
Foto: AHMAD AL-RUBAYE / Equipa

O representante do fundo das Nações Unidas para a infância no Iraque (Unicef), Peter Hawkins, disse, em comunicado, que "cerca de 100.000 meninos e meninas permanecem em condições extremamente perigosas no centro histórico e em outras zonas do oeste de Mossul", onde se encontram "presos pelo fogo cruzado".

Alertou que a Unicef tem recebido "notícias alarmantes de civis que estão a ser assassinados no oeste de Mossul, entre os quais várias crianças. Alguns terão sido assassinados quando tentavam fugir desesperadamente dos combates".

A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Provincial de Ninive, de que Mossul é capital, denunciou no domingo a morte de pelo menos 170 civis no passado dia 01 de Junho às mãos dos terroristas islâmicos num bairro situado na parte ocidental do rio Tigris, que divide a cidade em dois.

Os civis foram alvejados em frente à entrada de uma fábrica de bebidas, situada no bairro de Al Zanyili, ainda sob controlo do EI.

As tropas iraquianas combatem na zona ocidental de Mossul desde Fevereiro, mas o EI tem conseguido resistir em algumas zonas, sobretudo no centro histórico da cidade.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela