Secções
Entrar

Capacetes Brancos "obrigados" a falhar Óscares

25 de fevereiro de 2017 às 17:45

Representantes do o grupo de voluntários que já salvou milhares de vidas na Síria estarão ausentes da cerimónia devido à intensificação dos bombardeamentos

Representantes dosCapacetes Brancos, o grupo de voluntários que já salvou milhares de vidas na Síria, estarão ausentes da cerimónia de entrega dos Óscares, agendada para domingo, devido à intensificação dos bombardeamentos no território sírio.

Era esperado que Raed Saleh, chefe dos Capacetes Brancos, e Khaled Khatib, o socorrista e jovem cineasta sírio que filmou grande parte do trabalhoThe White Helmets, um dos nomeados para o prémio de melhor documentário em curta-metragem, estivessem domingo na cerimónia que vai decorrer em Los Angeles.

"Não vou por causa do aumento da pressão de trabalho devido à intensificação dos bombardeamentos do regime nas províncias de Damasco, Deraa e Homs", afirmou, em declarações via telefone à agência noticiosa francesaAFP, Raed Saleh. "Há muitas coisas para fazer no terreno, a gestão das operações, assegurar que há veículos de emergência", explicou ainda o responsável pela Defesa Civil Síria, conhecida pelos característicos capacetes brancos usados pelos voluntários.

Também Khaled Khatib, que se encontra na cidade turca de Istambul, escreveu na rede social Twitter: "Tenho um visto para os Estados Unidos mas (...) não vou participar nos Óscares por causa da intensificação do trabalho. A nossa prioridade é ajudar o nosso povo".

"Devia viajar na terça-feira, mas há muito trabalho por causa dos bombardeamentos. Além disso, estou a trabalhar na produção de um outro filme sobre os 'Capacetes Brancos' que deve estar pronto nas próximas duas semanas. É por isso que não vou", disse o próprio, também em declarações via telefone àAFP.

A imprensa internacional tinha divulgado que as autoridades de imigração dos Estados Unidos tinham decidido impedir a entrada deste jovem cineasta sírio. Segundo correspondência interna da administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, a que a agência norte-americanaAssociated Press teve acesso, o Departamento de Segurança Interna teria decidiu à última hora impedir Khaled Khatib de viajar para Los Angeles.

AAPindicou que Khaled Khatib, de 21 anos, devia chegar a Los Angeles num voo da Turkish Airlines procedente de Istambul. Contudo, os planos alteraram-se, depois de as autoridades norte-americanas terem reportado a descoberta de "informação depreciativa" sobre o jovem.

Durante semanas, os socorristas sírios correram o risco de não participar na entrega dos prémios norte-americanos de cinema por causa de um decreto presidencial de Trump (de 27 de Janeiro) que proibia a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de sete países de maioria muçulmana, incluindo a Síria.

Mas, a 9 de Fevereiro, um tribunal de recurso norte-americano confirmou o bloqueio à aplicação desta proibição, abrindo o caminho para a emissão de vistos para estes trabalhadores humanitários sírios.

A 18 de Fevereiro, Saleh congratulou-se por ele e Khaled Khatib terem conseguido o visto.

O documentário de 40 minutosOs Capacetes Brancos(The White Helmets) foi realizado pelo britânico Orlando von Einsiedel e encontra-se disponível no Netflix.

Desde a sua criação em 2013, este grupo composto por cerca de 3 mil estudantes, professores, agricultores e outros voluntários esteve envolvido no salvamento de mais de 78 mil vidas.

A guerra na Síria, prestes a completar seis anos, já fez mais de 310 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela