Secções
Entrar

Câmara dos Representantes dos EUA aprova mais sanções contra Pyongyang

25 de outubro de 2017 às 07:51

Texto pede ao Departamento do Tesouro que congele as contas de instituições financeiras internacionais em que a Coreia do Norte registe algum tipo de lucro.

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira um projecto de lei para reforçar as sanções contra a Coreia do Norte pelo programa nuclear, e cortar os vínculos de Pyongyang com o sistema financeiro global.

O projecto, aprovado com 415 votos a favor e dois contra, foi baptizado com o nome do Otto Warmbier, o estudante norte-americano que faleceu em Junho depois de mais um ano em coma preso no Coreia do Norte.

O texto pede ao Departamento do Tesouro que congele as contas de instituições financeiras internacionais em que a Coreia do Norte registe algum tipo de lucro.

"Chegou o momento de que esses bancos entre ajudar e instigar o Governo da Coreia do Norte ou defender a paz com os Estados Unidos e os seus aliados", disse o republicano Andy Barr, promotor do projecto, durante o debate legislativo.

"Os bancos estrangeiros (agora) podem fazer negócios que beneficiam a Coreia do Norte e negócios com os Estados Unidos. Não podem fazer ambas as coisas", acrescentou Barr, que defende que as sanções vigentes não isolam por completo Pyongyang do sistema financeiro global.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou em Setembro, por unanimidade, um pacote de sanções destinado a isolar economicamente a Coreia do Norte, que limita as importações de petróleo e derivados e proíbe as exportações de têxteis, entre outras medidas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela