Secções
Entrar

Brexit: Charles Michel e Boris Johnson já falaram como "aliados"

28 de dezembro de 2020 às 15:35

Presidente do Conselho Europeu manteve uma conversa telefónica com o primeiro-ministro britânico, na qual discutiram "o compromisso justo e equilibrado".

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, mantiveram hoje a primeira conversa desde que UE e Reino Unido ‘fecharam’ o ‘Brexit’, tendo já discutido futuras áreas de cooperação no quadro da nova parceria.

Quatro dias após União Europeia e Reino Unido terem finalmente chegado a acordo sobre a futura parceria pós-‘Brexit’, Charles Michel revelou, na sua conta oficial na rede social Twitter, que manteve hoje uma conversa telefónica com Boris Johnson, na qual discutiram "o compromisso justo e equilibrado", que, recordou, "ainda está sob escrutínio do Conselho e do Parlamento Europeu".

Charles Michel acrescentou que, virada esta página do ‘Brexit’, aguarda ansiosamente a cooperação com o Reino Unido em matérias como o combate à covid-19, "um possível Tratado sobre pandemias", o clima, à luz da conferência da ONU sobre alterações climáticas que terá lugar em novembro de 2021, e ainda "questões de política externa", enquanto "aliados que partilham valores comuns".

Hoje mesmo, os embaixadores dos 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram por unanimidade a aplicação provisória do novo acordo entre o bloco europeu e Reino Unido a partir de 01 de janeiro de 2021, anunciou a presidência alemã.

"Luz verde para o Acordo do Brexit: os embaixadores da UE aprovaram unanimemente a aplicação provisória do Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2021", anunciou o porta-voz da presidência semestral alemã do Conselho da UE na sua conta na rede social Twitter.

O mesmo porta-voz, Sebastian Fischer, acrescentou que, depois desta aprovação, que teve lugar numa reunião dos embaixadores dos 27 junto da UE, o próximo passo é a adoção final desta autorização pelo Conselho – instituição na qual estão representados os Estados-membros -, por procedimento escrito, o que acontecerá até ao prazo-limite para o efeito, fixado às 15:00 de terça-feira.

Ao fim de cerca de 10 meses de negociações, a União Europeia e o Reino Unido chegaram finalmente a um acordo sobre a futura parceria no pós-‘Brexit’ em 24 de dezembro.

Dado já não ser tecnicamente viável a ratificação do novo acordo comercial e de cooperação com vista à sua entrada em vigor em 01 de janeiro de 2021, e dado o chamado "período de transição" para a consumação do ‘Brexit’ expirar em 31 de dezembro, a Comissão Europeia propôs que o acordo fosse aplicado de forma provisória a partir do primeiro dia do ano e o mais tardar até final de fevereiro, dando assim tempo para que o processo fosse completado, tanto do lado europeu, como do lado britânico.

Enquanto o Reino Unido conta ratificar o acordo já esta semana, numa votação na Câmara dos Comuns agendada para quarta-feira, do lado europeu é necessária a aprovação formal pelo Conselho, mas também o aval do Parlamento Europeu, que só se pronunciará no início do próximo ano, pelo que a nova parceria UE-Reino Unido será aplicada de forma provisória a partir da próxima sexta-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela