Secções
Entrar

Bélgica vai bombardear Estado Islâmico na Síria

13 de maio de 2016 às 10:52

Decisão do Governo terá de ser aprovada pelo Parlamento. Bruxelas pretende enviar seis aviões de combate F16, devendo as operações ter início em Julho

O Governo belga decidiu participar em ataques aéreos contra posições do autoproclamado Estado Islâmico na Síria com seis aviões de combate F16, devendo as operações ter início em Julho, confirmou o ministro da Defesa, Steven Vandeput. 

 

A decisão, tomada por uma comissão ministerial, e que terá ainda de ser confirmada pelo parlamento federal belga, vai ao encontro do pedido dos Estados Unidos, que solicitara formalmente à Bélgica o envio de aviões de combate para a Síria.

 

Até agora, a Bélgica bombardeara posições do grupo extremista islâmico apenas em território iraquiano, e a decisão de intervir igualmente na Síria, tal como pedira expressamente Washington, ocorre menos de dois meses depois dos atentados terroristas em Bruxelas de 22 de Março, reivindicados pelo auto-proclamado Estado Islâmico, que causaram 32 mortos e dezenas de feridos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela