Secções
Entrar

Arquitecto indiano Balkrishna Doshi vence prémio Pritzker 2018

07 de março de 2018 às 15:52

O primeiro indiano a ser distinguido foi escolhido por ter sabido "interpretar a arquitectura, e transformá-la em construções que respeitam a cultura oriental.

O arquitecto indiano Balkrishna Doshi, autor de mais de uma centena de projectos em 70 anos de carreira, foi hoje distinguido com o Premio Pritzker 2018, anunciou o júri do galardão mais importante para a arquitectura.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

De acordo com o júri, Doshi, primeiro indiano a ser distinguido com o Pritzker, foi escolhido por ter sabido "interpretar a arquitectura, e transformá-la em construções que respeitam a cultura oriental, melhorando a qualidade de vida na Índia".

Arquitecto, urbanista e professor, nascido em Pune, na Índia, em 1927, foi distinguido igualmente pela sua "excepcional arquitectura", o "compromisso e dedicação ao país de origem e comunidades", pela "influência como professor" e "excelente exemplo para profissionais e estudantes de todo o mundo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela