Secções
Entrar

Apreendida cocaína em pacotes com foto de Pablo Escobar

31 de maio de 2018 às 13:45

A cocaína estava distribuída em pacotes com imagens do falecido traficante colombiano e do mexicano Joaquin ‘El Chapo’ Guzmán, que está detido nos EUA.

A polícia antidroga do Peru apreendeu esta quarta-feira 1,15 toneladas de cocaína destinadas a Espanha, país onde teriam um valor de mercado de 38 milhões de euros, e deteve 12 peruanos e colombianos. A apreensão, feita pela Divisão de Operações Especiais da Polícia Anti drogas e pelo Ministério Público, culminou quatro meses de investigações.

1 de 3

A cocaína estava distribuída em pacotes com imagens do falecido traficante colombiano Pablo Escobar e do mexicano Joaquin ‘El Chapo’ Guzmán, que está detido nos EUA, informou o Ministério do Interior.

O Presidente do Peru, Martín Vizcarra, participou na apresentação do carregamento apreendido, juntamente com o ministro do Interior, Mauro Medina.

"É um duro golpe, mas não é suficiente. O trabalho é permanente e perseverante para conseguir erradicar este tipo de delitos", declarou Vizcarra.

O Presidente explicou que, segundo as primeiras investigações, a droga apreendida veio da zona do Vale dos rios Apurimac, Ene e Mantaro, controlada pelas forças armadas devido à presença de operacionais remanescentes do grupo armado Sendero Luminoso.

"Esta operação demonstra que não só se está a erradicar as áreas de cultivo, como se está a estender o combate a toda a cadeia de comercialização", acrescentou Vizcarra.

Na operação foram detidos oito peruanos e quatro colombianos, que estavam a enviar a droga para o porto de Paita, na região nortenha de Piura, para despachar a carga por via marítima para Espanha.

O chefe da Direcção Antidroga da Polícia, Héctor Loayza, explicou que o tráfico ilícito de drogas dirige-se agora para a Europa, onde o quilo de cocaína se transacciona entre os 34 mil e os 60 mil euros, ao passo que nos EUA o valor situa-se entre os 17 mil e os 21 mil euros. Loayza salientou que a polícia peruana já apreendeu 25 toneladas de droga desde o início do ano.

O ministro do Interior informou, por outro lado, que já foram arrancadas plantas de coca, a base da cocaína, em 11.500 hectares, o que representa metade do objectivo para o total do ano, que é de 25 mil hectares.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela