Secções
Entrar

Alto dirigente norte-coreano desloca-se à Coreia do Sul

04 de fevereiro de 2018 às 17:28

Kim Yong-Nam será acompanhado de três responsáveis políticos durante a visita de três dias, relacionada com os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.

Um alto responsável norte-coreano com funções honoríficas vai deslocar-se à Coreia do Sul na sexta-feira para uma visita de três dias, relacionada com os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, anunciou hoje o governo sul-coreano.

Kim Yong-Nam, que ocupa as funções simbólicas de chefe de Estado, será acompanhado de três responsáveis políticos e de uma equipa de apoio de 18 membros, adiantou o Ministério da Unificação sul-coreano, sem indicar se Kim assistirá à cerimónia de abertura dos jogos programada para o dia da sua chegada.

Em Janeiro, a Coreia do Norte anunciou, contra qualquer expectativa, que estava pronta para enviar os seus desportistas aos jogos de Pyeongchang, desencadeando um intenso processo diplomático.

O anúncio surpresa ocorreu numa altura de grande tensão na península coreana devido aos ensaios balísticos e nucleares de Pyongyang e à troca de mensagens apocalípticas e insultos pessoais entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente norte-americano Donald Trump.

Negociações norte-sul permitiram um acordo para a participação de uma delegação norte-coreana nos jogos e a visita de uma delegação de alto nível.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela