Secções
Entrar

Afeganistão vai vender toneladas de ópio para produção de medicamentos

28 de março de 2018 às 21:43

O maior produtor de ópio do mundo vai poder vender legalmente toneladas apreendidas desta substância a empresas e países autorizados pela ONU.

O Afeganistão, o maior produtor de ópio do mundo, vai poder vender legalmente toneladas apreendidas desta substância a empresas e países autorizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), para os utilizarem na produção de medicamentos.

"A emendada Lei Antinarcóticos, aprovada recentemente pelo presidente (Ashraf Gani) determina que o ópio confiscado pelos funcionários (públicos) às redes de tráfico de droga pode ser vendido a empresas", indicou à Efe um porta-voz do Centro de Justiça Antinarcóticos afegão, Khalid Muwahid.

O governo de Cabul não vai poder comprar ópio aos agricultores, a venda vai estar limitada às apreensões feitas pelas autoridades e apenas serão feitas as exportações que tenham a autorização da Junta Internacional para o controlo dos Estupefacientes (JICE) da ONU.

A lei, que esteve parada no parlamento durante anos e foi aprovada finalmente no final de 2017, vai permitir ao governo vender ópio depois de obtida a autorização da JICE, o que, a ser concretizado, acabará com a queima massiva de droga.

"Depois disto, em vez de queimar toneladas de ópio, o governo pode ser autorizado a vendê-lo para uma boa quantia, que pode ser utilizada na luta contra os estupefacientes, na saúde e em outros sectores", concluiu Muwahid.

A produção de ópio no Afeganistão cresceu 87% em 2017, até alcançar um volume estimado de nove mil toneladas, uma quantidade recorde que foi acompanhada de uma expansão em 63% da superfície dedicada ao cultivo da papoila, segundo num relatório do governo afegão e da ONU.

O Afeganistão é o principal produtor de ópio do mundo e em 2012 exportou 75% da heroína consumida mundialmente.

Dados da ONU indicam que as receitas deste tráfico financiam 15% das actividades dos talibãs.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela