Secções
Entrar

ACNUR diz que Portugal é "verdadeiro campeão" na defesa dos refugiados

12 de janeiro de 2021 às 15:07

"Portugal, ao longo dos anos, tem sido um verdadeiro campeão dos direitos dos refugiados, nos fóruns internacionais e europeus", refere Filippo Grandi.

O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, apelidou Portugal de "verdadeiro campeão" na defesa dos refugiados e garantiu total apoio por parte das Nações Unidas na defesa do Pacto sobre Migração e Asilo.

Em declarações aos jornalistas, no final de um encontro com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, em Lisboa, Filippo Grandi apontou que esta é a sua primeira visita a Portugal no âmbito das funções que ocupa atualmente, e sublinhou que existem atualmente cerca de 80 milhões de pessoas refugiadas ou deslocadas em todo o mundo.

"Estou particularmente feliz por estar em Portugal porque Portugal, ao longo dos anos, tem sido um verdadeiro campeão dos direitos dos refugiados, nos fóruns internacionais e europeus, em tempos difíceis, quando o tema dos refugiados em todos o mundo é frequentemente manipulado e instrumentalizado com propósitos políticos", elogiou o responsável.

Acrescentou que Portugal tem feito parte de um grupo de países que tem sempre defendido os direitos das pessoas que fogem de conflitos, da violência e de perseguições, e enaltecido os princípios da solidariedade e do apoio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela