Secções
Entrar

56 quilos de heroína apreendidos num Porsche

24 de abril de 2016 às 21:46

A "mais importante" apreensão deste opiáceo desde Janeiro aconteceu em Pontevedra e as autoridades espanholas tiveram a ajuda da Polícia Judiciária

A polícia espanhola anunciou ter encontrado 56 quilogramas de heroína numa viatura, a "mais importante" apreensão deste opiáceo desde o início do ano na Europa, desmantelando uma rede de traficantes com a ajuda da Polícia Judiciária.

Os polícias espanhóis, em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa, detiveram "12 membros de uma organização de origem hispano-albanesa" na região de Pontevedra, fronteiriça com Portugal, em Barcelona e na Galiza.

Foram apreendidos 350 mil euros em dinheiro e sete viaturas de luxo, no âmbito de uma investigação lançada em Julho, segundo um comunicado.

O carro que continha a droga, um Porsche Cayenne, foi descoberto na cidade de Tui, na fronteira com Portugal, perto de um hotel onde esperava que um casal fosse buscar a heroína, indicou a polícia.

A heroína foi comprada em Amesterdão (Holanda) e dissimulada em embalagens especialmente armazenadas na carroçaria do 4X4 da marca alemã.

Sete outros elementos da rede foram detidos em Barcelona, e mais duas pessoas encarregadas de distribuir a heroína, na Galiza, precisou a polícia.

O Observatório Europeu das Drogas e das Toxicodependências (OEDT) e o gabinete europeu de polícia Europol avaliam o mercado de heroína na União Europeia em cerca de 6,8 mil milhões de euros por ano e registaram um aumento da oferta desde 2013, com as apreensões a baterem recordes em alguns países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela