Secções
Entrar

3 mil pessoas por referendo sobre independência da Escócia

30 de julho de 2016 às 17:18

Manifestação aconteceu em Glasgow. Em Setembro de 2014, cerca de 55% dos escoceses votaram contra a independência da Escócia do Reino Unido

Cerca de 3 mil pessoas manifestaram-se hoje em Glasgow a exigir um segundo referendo sobre a independência da Escócia, depois do referendo de 23 de Junho que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Enquanto 52% dos eleitores do Reino Unido votaram pela saída do país da UE no referendo do final de Junho, na Escócia, 62% dos votantes queriam que o país continuasse no bloco europeu dos 28.

Muitos dos que se manifestaram hoje na maior cidade escocesa envergavam bandeiras da Escócia e outros vestiamkiltse tocavam gaita-de-foles.

Em Setembro de 2014, cerca de 55% dos escoceses votaram contra a independência da Escócia do Reino Unido.

Imediatamente após o referendo que levou ao anunciado 'Brexit', a 23 de Junho deste ano, o primeiro-ministro escocês, Nicola Sturgeon, líder do Partido Nacional Escocês (um partido seccionista de esquerda), afirmou que deve ser agora realizado um segundo referendo na Escócia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela