Secções
Entrar

Magnata australiano processa Facebook por utilização da sua imagem para esquemas fraudulentos

Lusa 03 de fevereiro de 2022 às 10:06

Andrew Forrest, o homem mais rico da Austrália e chefe executivo do grupo mineiro Fortescue Metals, considera que o Facebook violou alegadamente as leis de lavagem de dinheiro do país.

O magnata australiano das minas Andrew Forrest anunciou hoje que apresentou uma queixa criminal contra a rede social Facebook por alegadamente permitir que a sua imagem fosse utilizada na plataforma para cometer fraudes.

Andrew Forrest Reuters

De acordo com Forrest, o homem mais rico da Austrália e chefe executivo do grupo mineiro Fortescue Metals, o Facebook violou alegadamente as leis de lavagem de dinheiro do país.

Num vídeo divulgado aos media, o magnata acusou a empresa tecnológica de ser "criminalmente imprudente" por não ter tomado as medidas necessárias para proibir a circulação de publicidade fraudulenta que tinha utilizado a sua imagem desde março de 2019 para promover investimentos com moedas criptográficas.

Para o australiano, o Facebook "não conseguiu criar controlos e uma cultura empresarial para impedir que os seus sistemas fossem utilizados para cometer crimes".

O Tribunal dos Magistrados da Austrália Ocidental está agendado para realizar uma audiência preliminar no dia 28 de março para tratar da reclamação de Forrest.

Entretanto, um porta-voz da empresa mãe do Facebook, Meta, disse que a publicidade fraudulenta que procura defraudar as pessoas viola as suas políticas e elas estão a trabalhar para a bloquear, informou a emissora pública australiana ABC.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela