Secções
Entrar

Autoridades da Guatemala ordenam evacuação de áreas próximas do vulcão de Fogo

19 de novembro de 2018 às 09:24

A 3 de Junho, o vulcão de Fogo registou uma das erupções mais fortes da sua história, afectando quase dois milhões de pessoas.

As autoridades da Guatemala ordenaram esta segunda-feira a retirada da população de pelo menos oito comunidades do país, devido à quinta erupção do vulcão de Fogo este ano.

O vulcão, de 3.763 metros de altura, situa-se nas regiões de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, a 50 quilómetros a oeste da capital da Guatemala.

O porta-voz do Coordenador Nacional para Redução de Desastres, David de Leon, disse que a população de pelo menos oito comunidades deve retirar-se e procurar estabelecer-se em áreas mais seguras.

A 3 de Junho, o vulcão de Fogo registou uma das erupções mais fortes da sua história, afectando quase dois milhões de pessoas. De acordo com o último balanço das autoridades, pelo menos 194 pessoas morreram e outras centenas ainda estão desaparecidas.

Este pequeno país da América central situa-se no "anel de fogo do Pacífico", uma zona que concentra cerca de 90% da actividade sísmica terrestre.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela