Sábado – Pense por si

Zé Filipe e Jüra encerram Festival do Crato em agosto

Os dois artistas juntam-se, no cartaz do festival, a GNR, Skunk Anansie, Fernando Daniel, Plutónio, Nena, Mizzy Miles, Matuê, Wet Bed Gang, Lon3r Johny e ProfJam e Luís Trigacheiro.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Lusa 26 de junho de 2025 às 16:02
Joanna Correia

Zé Filipe e Jüra são os artistas que completam o cartaz do Festival do Crato, que decorre de 27 a 30 de agosto, juntando-se a Skunk Anansie, Plutónio e outrosjá anunciados, foi esta quinta-feira divulgado.

Promovido pela Câmara de Crato, no distrito de Portalegre, o festival vai decorrer no centro da vila, em paralelo com a 39.ª Feira de Artesanato e Gastronomia do concelho.

Ao longo das quatro jornadas, o certame vai apresentar 12 espetáculos, a um ritmo de três por noite, com o encerramento, no dia 30 de agosto, a cargo de Zé Filipe, Fernando Daniel e Nena.

No comunicado divulgado esta quinta-feira, a organização descreveu Zé Filipe como "um dos mais destacados artistas brasileiros da atualidade", tendo iniciado a sua carreira em 2014, "depois de ter aprendido a tocar guitarra uns anos antes com o pai, Leonardo, da dupla de sertanejo Leandro & Leonardo".

Os portugueses Fernando Daniel, um os "nomes maiores" da música nacional, e Nena, a cantautora natural de Lisboa que começou a escrever as suas próprias letras aos 12 anos, completam a banda sonora da última noite.

Quanto a Jüra, a outra artista que foi anunciada esta quinta-feira pela organização, é "um dos nomes mais sonantes da nova música urbana feita em Portugal" e vai atuar na vila alentejana a 28 de agosto, na mesma jornada em que sobem ao palco Matuê e Lon3r Johny e ProfJam.

Jüra (Joana Silva) é "uma artista multifacetada" que, além de se dedicar à música e de ser compositora, "é bailarina, acrobata, atriz e também já fez trabalho de dobragem", realçou a organização do festival.

Matuê, apresentado como "um dos maiores artistas brasileiros da atualidade", apresenta nessa noite na vila de Crato o seu trabalho e influências musicais e, a seguir, os 'rappers' Lon3r Johny e ProfJam dão a conhecer o seu projetoLondon.

A edição de 2025 do Festival do Crato, arranca, no dia 27 de agosto, com o 'hip-hop' do grupo Wet Bed Gang, coletivo de Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira.

Na primeira jornada, de acordo com o cartaz, atuam ainda o rapper Plutónio e Mizzy Miles, um dos grandes nomes nacionais do mundo do hip-hop e música urbana.

O dia 29 conta com as atuações de Skunk Anansie, GNR e Luís Trigacheiro e convidados.

A banda britânica Skunk Anansie, liderada pela carismática Skin, que celebra 30 anos da sua estreia discográfica com o álbumParanoid and Sunburnt, regressa ao Crato 12 anos depois para "uma atuação eletrizante", prometeu a organização.

A banda portuguesa GNR, com Rui Reininho à cabeça, regressa também ao festival alentejano 12 anos após o último espetáculo neste certame, atuando de seguida o artista alentejano Luís Trigacheiro, que vai subir ao palco com Diogo Piçarra e Buba Espinho como convidados especiais.

Além da música ao longo de quatro dias, os visitantes vão poder apreciar os trabalhos em exposição na 39.ª Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato.

A organização recordou ainda que o Festival do Crato arrancou 1984, como Feira de Artesanato e Gastronomia do Crato, tendo como objetivo divulgar a cultura, costumes e o artesanato local.

Pelo festival já passaram "nomes reconhecidos internacionalmente", como os Beach Boys (sem os irmãos Wilson), The Animals, James, Scorpions ou Roger Hodgson (Supertramp).

Artigos Relacionados
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana