Sábado – Pense por si

Morreu o escritor britânico David Lodge, autor de "Um Almoço Nunca é de Graça"

O autor satírico de 89 anos destacou-se pela trilogia de livros de ficção inspirada na vida académica da Universidade de Birmingham, onde trabalhou durante 27 anos.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Gabriela Ângelo 03 de janeiro de 2025 às 17:26
Leonardo Cendamo/Getty Images

O escritor e crítico britânico que escreveu cerca de duas dúzias de romances e obras de não-ficção, assim como guiões para televisão e peças de teatro, morreu aos 89 anos junto da sua família, segundo a sua editora Vintage, que pertence à Penguin Random House.

Lodge "era um verdadeiro cavalheiro", diz o seu agente literário Jonny Geller. Era "caloroso, generoso e gentil" e que um almoço com o escritor "envolvia risos e conversas profundas sobre literatura contemporânea", acrescentou recordando ainda "o seu comentário social, as suas meditações sobre moralidade e as observações de fazer rir à gargalhada fazem dele uma digna adição ao panteão dos grandes escritores cómicos ingleses". 

David Lodge nasceu a 28 de janeiro de 1935 em Dulwich, localizado a sul de Londres, mas cresceu em Brockley, na mesma região. Frequentou uma escola católica em Blackheath e licenciou-se na University College London. Pouco tempo depois inscreveu-se no serviço militar, onde permaneceu durante dois anos, mas percebeu que queria seguir o rumo académico.

Durante o ano de 1959 trabalhou no British Council a dar aulas de inglês a estudantes estrangeiros, seguindo-se o cargo de professor na Universidade de Birmingham, no departamento de Inglês e literatura, onde ficou até se reformar em 1987 para se concentrar nas suas obras. Em 1960 publicou o seu primeiro romance The Picturegoers, que começou a escrever enquanto estava no exército. 

Em 1984 e 1988 foi nomeado para o prémio literário Booker pelos seus romances O Mundo é Pequeno e Um Almoço Nunca é de Graça, que integram a trilogia "Universitária", pelo qual é mais conhecido. A primeira obra foi publicada em 1975 intitulada "A Troca: Uma História de Duas Universidades". Foi também nomeado Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres em 1997 e Commander of the Order of the British Empire em 1998. Em 1976, foi eleito membro da Royal Society of Literature.

As obras O Mundo é Pequeno e Um Almoço Nunca é de Graça foram adaptadas para a televisão, e o próprio escreveu o guião da segunda obra. Em 1994, Lodge adaptou o romance de Dickens de 1844, Martin Chuzzlewit, para uma série na BBC e escreveu ainda três peças de teatro: Home Truths, Secret Thoughts e The Writing Game, que mais tarde foi adaptada para a televisão.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana