Sábado – Pense por si

Reino Unido aumenta classificação etária de "Mary Poppins", 60 anos depois da estreia

A classificação foi alterada para PG, "aconselhada a orientação parental”, devido ao uso de linguagem discriminatória, em cenas que fazem referência ao povo africano Khoikhoi.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Reino Unido aumenta classificação etária de 'Mary Poppins', 60 anos depois da estreia
Andreia Antunes 27 de fevereiro de 2024 às 17:04
Moviepix/ gettyimages

Mary Poppins, o clássico filme da Disney de 1964, viu a sua classificação etária aumentada peloBritish Board of Film Classification(BBFC), quase 60 anos após a sua estreia.

A classificação do filme no Reino Unido foi atualizada de U, que significa que não há material suscetível de ofender ou magoar, para a classificação que aconselha a orientação parental, devido à utilização de linguagem discriminatória.

O termo em causa é um comentário depreciativo da personagem Almirante Boom (Reginald Owen), quando se refere aos rostos das crianças, que estavam cobertas de fuligem, como hotentotes, termo utilizando pelos colonos holandeses para se referir aos Khoikhoi, povo do sul de África. 

Noutro momento do filme, vemos o Almirante Boom a questionar Michael (Matthew Garber) se planeia partir numa aventura para "derrotar os hotentotes".

"A nossa investigação sobre racismo e discriminação revela-nos que uma das principais preocupações dos pais é a possibilidade de expôr as crianças a linguagem ou comportamentos discriminatórios, que podem ser considerados perturbadores ou repetidos sem que se apercebam da potencial ofensa", afirmou um porta-voz do BBFC ao Daily Mail.

A reclassificação afeta apenas a versão cinematográfica do filme de 1964, sendo que as versões para entretenimento doméstico (DVD) continuam a ser classificadas como U, de acordo com o BBFC. "Mary Poppins inclui duas utilizações do termo discriminatório Hottentots", referiu a BBFC. "Embora [o filme] tenha um contexto histórico, o uso de linguagem discriminatória não é condenado e, em última análise, excede as nossas diretrizes para linguagem aceitável na U. Por isso, classificámos o filme como PG por linguagem discriminatória."

Esta nova classificação "não deve perturbar uma criança com cerca de oito anos ou mais", no entanto as "crianças não acompanhadas de qualquer idade podem assistir, mas os pais são aconselhados a considerar se o conteúdo pode perturbar crianças mais novas ou mais sensíveis."

Mary Poppins não é o primeiro filme clássico ver a sua classificação alterada. O filme de animação Watership Down, de 1978, também recebeu a classificação PG, já que "no seu exílio, os coelhos enfrentam vários desafios, alguns dos quais resultam em ferimentos sangrentos causados por mordidelas e garras de animais que lutam".

O Conselho Cinematográfico afirmou que quando viram o filme "à luz das diretrizes atuais", reclassificaram-no como PG, de acordo com as suas "políticas atuais em matéria de violência, ameaça, pormenores de ferimentos e linguagem".

Ao classificar um filme, a BBFC tem em conta cenas que possam mostrar comportamentos perigosos, discriminação e referencias a drogas e sexo. Também considera a linguagem utilizada, cenas de nudez e de ameaça, horror e violência.

Estes classificadores estão particularmente atentos à linguagem discriminatória ou comportamentos que "dificilmente serão aceitáveis, a menos que sejam claramente desaprovados, ou num contexto educativo ou histórico, ou numa obra particularmente datada, sem apelo provável para as crianças".

Artigos Relacionados
A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente