Nani Moretti, Gus Van Sant, Jacques Audiard e Todd Haynes são alguns dos realizadores que terão filmes em competição no Festival de Cinema de Cannes, marcado para Maio em França, e que não inclui cinema português.
Na conferência de imprensa, hoje em Paris, a direcção do festival falou de uma "selecção de risco" e com vários regressos à competição, entre os 1.854 filmes submetidos. Foram revelados 16 filmes, mas a selecção não está fechada, devendo incluir no total vinte obras.
A 68ª edição do Festival de Cannes decorrerá de 13 a 24 de Maio em França e a abertura será com La Tête Haute, da realizadora Emmanuelle Bercott, fora de competição.
Da lista de filmes a competição fazem parte Dheepan, de Jacques Audiard, A tale of Tales, de Matteo Garrone, o realizador de Gomorra.
Todd Haynes apresentará Carol, sobre o relacionamento entre duas mulheres nos Estados Unidos nos anos 1950, e Hsiao-Hsien Hou, presença regular em Cannes, mostrará The Assassin.
O realizador italiano Nani Moretti, Palma d'Ouro em 2001 com o drama O Quarto do Filho, está de volta ao festival francês com Mia Madre. O conterrâneo Paolo Sorrentino competirá com Youth.
Gus Van Sant, que em 2003 foi eleito o melhor realizador com Elefante, terá The Sea of Trees.
The Lobster, com Colin Farrell e Rachel Weiz, do grego Yorgos Lanthimos, autor de Canino, e Louder Than Bombs, de Joachim Trier, também foram escolhidos.
Fora de competição, Cannes mostrará, por exemplo, a adaptação de O Principezinho, por Mark Osborne, Irrational Man, de Woody Allen, e A Tale of Love and Darkness, de Nathalie Portman.
Foi ainda destacada a presença, na secção Un Certain Regard, do filme Nahid, da realizadora iraniana Ida Panahandeh.
O júri que decidirá a Palma d'Ouro é presidido pelos irmãos Joel e Ethan Coen. A secção Un Certain Regard terá como presidente júri a atriz Isabella Rossellini e a Cinéfondation será presidida pelo realizador Abderrahmane Sissako.