Sábado – Pense por si

Morreu cineasta iraniano Abbas Kiarostami

O cineasta iraniano Abbas Kiarostami, 76 anos, morreu em França, vítima de cancro, noticiou hoje a agência iraniana ISNA.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
05 de julho de 2016 às 09:47

Abbas Kiarostami, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1997, com o filmeO Sabor da Cereja, deixou Teerão, capital iraniana, a semana passada para se submeter a tratamentos em França, disse a agência iraniana ISNA. A morte do cineasta foi confirmada pela Casa do Cinema do Irão.

Abbas Kiarostami nasceu em 1940 em Teerão, numa família modesta, antes de se tornar um dos cineastas mais importantes do cinema iraniano na década de 1960.

Permaneceu no país após a revolução islâmica de 1979.

Os restos mortais Abbas Kiarostami vão ser trasladados para o Irão, onde ficará sepultado, segundo a imprensa.

O realizador iraniano esteve pela última vez em Portugal, em 2010, para a antestreia no Estoril Film Festival do seu filmeCopie Conforme, o primeiro rodado fora do Irão.

"Não é que eu quisesse fazer especificamente um filme num país ocidental, ou mostrar o meu trabalho a um público diferente. Foi o facto de fazer uma coisa nova, trabalhar numa cultura diferente, com pessoas diferentes e fazer, em último caso, um filme diferente", disse, na altura, Kiarostami.

"Quando saiu o filme percebi que não há nele erros ou mal entendidos culturais; foi um alívio para mim e percebi que sou capaz de trabalhar em qualquer lado", reconheceu, na altura, Kiarostami.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30