Sábado – Pense por si

Crítica de cinema: O Ornitólogo

O filme levou o cineasta português João Pedro Rodrigues a arrecadar o prémio de Melhor Realização, no festival de cinema de Locarno

Capa da Sábado Edição 16 a 22 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 16 a 22 de setembro
Crítica de cinema: O Ornitólogo
Gonçalo Correia 02 de novembro de 2016 às 08:00

Se o cinema fosse uma arte apenas narrativa, talvezO Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues (grande vencedor do festival de Locarno), tivesse dificuldades em convencer: as alucinações (sê-lo-ão?) de um ornitólogo perdido numa floresta do Norte de Portugal - que incluem um pastor surdo-mudo chamado Jesus, de quem o nosso ornitólogo se torna amante, e uma tribo de caretos que fala mirandês - são singulares, mas o novelo é difícil de desenrolar. Só que a realização e a fotografia são excepcionais, com planos memoráveis, como o da sombra de um homem a caminho de se tornar Santo (António) a andar por um túnel, aproximando-se da câmara a cada passo. Tudo somado, justifica elogios.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)