De Londres para Viseu, à procura das raízes da avó

Letícia Valverdes viajou de Londres para fotografar a aldeia onde nasceu a avó - Mundão, freguesia de Viseu. O resultado do trabalho pode ser visto numa exposição, que integra o Fujifilm Festival de Fotografia de Viseu

Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 25 de fevereiro a 3 de março
As mais lidas GPS
Ágata Xavier 10 de maio de 2017
António Sebastião fotografado em sua casa

O mundo tem sido a sua casa, o Mundão era a da avó. Letícia Valverdes, brasileira de São Paulo a viver em Inglaterra (e a trabalhar um pouco por todo o lado), candidatou-se a uma residência artística com um objectivo: conhecer a terra de onde a avó saiu quando tinha dois anos rumo ao Brasil. E fê-lo no último dia do prazo, depois de ter lido uma newsletter sobre artes que raramente abre. "Dizia Portugal e Viseu e por isso quis ler", conta ao GPS. Durante três semanas esteve a conhecer Mundão, a sua história e as de quem a habita, anotando tudo num diário fotográfico no Instagram. O resultado final será conhecido esta quarta-feira, 10 de Maio, quando inaugurar a exposição que integra a programação do Fujifilm Festival Internacional de Fotografia de Viseu, a decorrer entre 5 de Maio e 4 de Junho.

"Esta vila é incrível e ando todo o dia a descobrir pessoas e histórias. Ando atrás das memórias da minha avó, algumas criadas no começo da sua vida, outras fruto da imaginação e da memória que as comunidades portuguesas no Brasil passam umas para as outras. Nessas histórias que ela contava, falava dos cheiros das árvores de limão e laranja, da quinta dos avós, e dizia que tinha muitos amigos", revela sobre a avó Cresciana do Espírito Santo, que todos tratavam pelo diminutivo Ana. Letícia seguiu pistas, tentou saber onde a avó teria nascido e que pessoas teriam convivido com a sua família. Uma senhora disse ter encontrado uma campa com o nome da família numa aldeia próxima, enquanto outra, com 102 anos, poderá ter convivido com os familiares que ficaram.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
A Newsletter Semanal Gps no seu e-mail
A GPS indica-lhe as melhores sugestões de fim de semana. Receba todas as semanas no seu email. (Enviada semanalmente)