Arrifana, Aljezur, Algarve

Enseada em forma de concha, abrigada do vento e das ondulações que chegam do norte. Tem mais de 700 metros de areal, está envolvida pelas arribas escuras de xisto e fica no concelho de Aljezur, na costa vicentina. Mergulho, pesca, surf e bodyboard são algumas das atividades que podem ser aqui praticadas. O cenário é de filme.
Azibo, Macedo de Cavaleiros

A albufeira da barragem do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, é um dos locais mais procurados em Trás-os-Montes, todos os verões. Tem duas praias (Ribeira e Fraga da Pegada), distinguidas com a Bandeira Azul e que estão quase sempre em destaque nas listas europeias de melhores ofertas fluviais. Equipamentos como restaurantes, cafés, área para crianças e parque de campismo são boas opções. Ideal para passar o dia em família ou entre amigos.
Benagil, Lagoa, Algarve

Praia de mar inserida numa aldeia de pescadores. Areal pequeno compensado pela beleza natural das arribas em redor. Famosa pelas grutas e algares, com mar tranquilo e possibilidade de passeios de barco que levam a praias mais pequenas e de difícil acesso. O cenário perfeito para quem procura fazer boa figura nas redes sociais.
Cabedelo, Viana do Castelo

Os habitantes de Viana do Castelo já a escolheram como preferida e percebe-se porquê. Está a sul da foz do Rio Lima, rodeada de dunas e tendo por perto um pinhal onde se localizam dois parques de campismo. Tem forma de meia lua é bastante procurada por praticantes de surf, windsurf e bodyboard. Depois do pôr do Sol, também tem fama pela animação nos bares junto ao areal.
Caldeira de Santo Cristo, São Jorge, Açores

Provavelmente uma das praias mais mágicas de Portugal. A paisagem, a riqueza ambiental, a localização, o caminho para lá chegar, tudo conta. Fica na ilha de São Jorge, na Fajã de Santo Cristo. Trata-se de uma lagoa sob a falésia que é reserva natural. Muito procurada pelos amantes de surf, apanhadores de amêijoa e apaixonados pela Natureza.
Camilo, Lagos, Algarve

É uma praia que se descobre entre as falésias recortadas que são imagem de marca do Algarve. Tem um pequeno areal ao qual se acede por uma escadaria com cerca de 200 degraus. Do topo, a vista é deslumbrante. Aproveite para apreciá-la na ida, no regresso o cansaço vai desmotivar.  Bem perto está a Ponta da Piedade, formação rochosa com grutas escavadas pelo mar. Aproveite os passeios de barco pela região. Não se esqueça de ter a bateria do telefone bem carregada, para vídeos e fotografias.
Carvoeiro, Lagoa, Algarve

É a praia da vila portuguesa com o mesmo nome, no concelho de Lagoa. A vista combina o casario dos pescadores com a falésia e um mar de onde não apetece sair. Areal curto, mas muito procurado pelos turistas nacionais e estrangeiros. Restaurantes, bares e esplanadas nas imediações. Uma boa opção para quem quer conforto, beleza natural e alguma oferta de lazer e restauração.
Praia Dona Ana, Lagos, Algarve

A proximidade às falésias remete para a cautela, mas esta é uma praia que merece sempre uma visita. O areal é banhado por águas tranquilas, de onde emergem rochas recortadas que marcam a paisagem. Está muito próxima de Lagos, por isso justifica-se um passeio a pé (menos de meia hora) para dar um pulinho ao centro da cidade.
Formosa, Santa Maria, Açores

É uma das poucas (senão a única) praias de areia branca nos Açores. Fica na parte sul da ilha de Santa Maria, tem águas límpidas e pouco profundas. É também conhecida por ser um local de festa, já que (pré-pandemia) aqui se costuma realizar o festival Marés de Agosto. Boa opção para descobrir nestas férias a dois, em família ou com o grupo de amigos.
Fuseta, Olhão, Algarve

Está no ponto extremo leste da Ilha da Armona, em frente à vila piscatória da Fuseta. Este é terreno da Ria Formosa, entre canais e sapal. A viagem é rápida e a sensação de isolamento dura para sempre.  Aproveite as piscinas naturais durante a baixa-mar e feche os olhos. Há poucos sítios assim no mundo.
Galapos, Setúbal

Já foi eleita uma das melhores da Europa e não há porque duvidar. Faz parte do Parque Natural da Serra da Arrábida e tem um areal curto que se estende (interrompido pelas rochas) às vizinhas Galapinhos e Coelhos. Tem infra estruturas de apoio e vale pela envolvente natural que nos transporta para outras paragens. Não fosse a temperatura da água e podia ser a Côte d'Azur ou as Caraíbas. De capa de revista.
Marinha, Lagoa, Algarve

Foi considerada uma das cem melhores praias do mundo e tem aquela beleza selvagem que a costa algarvia já nos habituou. A melhor vista é desde o alto da falésia. Aproveite-a antes de descer a escadaria de madeira até ao areal. Lá em baixo poderá encontrar a tranquilidade que tanto deseja depois de ano e meio tão fora do normal.
Porto Santo, Madeira

Praia dourada, como também lhe chamam pelo tom da areia em combinação com o mar. Tem areias terapêuticas e uma extensão de quase nove quilómetros. Uma mistura de Caraíbas e África com o toque nacional de bem receber. A principal praia de Porto Santo já se tornou um bestseller no turismo do centro e norte da Europa. Este ano é a vez de os portugueses a descobrirem. Ou voltarem a um lugar onde já foram felizes.
São Jacinto, Aveiro

Junto ao Canal da Barra, na ponta sul da faixa de terra que separa a Ria de Aveiro do mar. De Aveiro, a melhor forma de chegar é de barco, atravessando a ria. De automóvel há que dar a volta pela Torreira ou Ovar. A praia está no limite da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e mantém um carácter quase selvagem, com fauna e flora muito próprias. Uma praia que nos conquista. 

Nem sempre vigiada, a Praia de São Jacinto oferece excelentes condições para a prática de surf, e para longas caminhadas, num areal que se estende para norte sem fim à vista.
Tróia, Grândola

A península onde começa o mais extenso areal português (45 km até Melides) tem uma oferta de praias quase imbatível, de rio e de oceano. É acessível por ferry e catamarã desde Setúbal ou via automóvel passando por Alcácer do Sal e Comporta. Mar calmo e areal branco e a perder de vista. Zonas com infra estruturas de apoios e outras onde se pode recriar a sensação de um náufrago numa ilha deserta. Possibilidade elevada de alistamento de golfinhos.
troia
Mais Fotogalerias
Os mais vistos
A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)