Secções
Entrar

Borrell defende uso irrestrito de armas ocidentais contra Rússia

João Carlos Barradas 02 de setembro de 2024 às 10:38

Sem apoio militar a Kiev a guerra terminará com Moscovo "apoderando-se de territórios ucranianos, Zelensky na Sibéria, tropas russas na fronteira com a Polónia e a Rússia controlando 40% da produção mundial de trigo", considerou o chefe da diplomacia europeia.

As restrições ao uso de armamento fornecido pelos aliados ocidentais da Ucrânia devem ser levantadas para permitir o ataque a alvos militares na Rússia, declarou o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell.

REUTERS/Francesco Guarascio

"Os ucranianos não podem tornar-se noutra Belarus", disse o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança durante uma visita à ilha italiana de Ventotene.

Borrell afirmou que sem apoio militar a Kiev a guerra terminará com Moscovo "apoderando-se de territórios ucranianos, Zelensky na Sibéria, tropas russas na fronteira com a Polónia e a Rússia controlando 40% da produção mundial de trigo". 

O vice-presidente da União Europeia tem vindo reiterar insistentemente a necessidade de aumentar o apoio militar a Kiev na sequência da ofensiva ucraniana lançada, em agosto, na região fronteiriça de Kursk e aos avanços das forças de Moscovo no leste da Ucrânia.

O governo de Giorgia Meloni, tal como os principais aliados da Ucrânia, opõe-se ao uso de armamento e munições fornecidos por países da NATO contra alvos no interior da Federação Russa.

Josep Borrell participou este fim-de-semana na 43ª edição do Seminário Federalista, uma jornada de estudos em comemoração da declaração "Por uma Europa livre e unida. Projeto de um Manifesto", um dos textos fundadores da integração política europeia.

O Manifesto de Ventotene foi escrito, em 1941, por Altiero Spinelli, Ernesto Rossi e Eugenio Colorni, três intelectuais de partidos de centro-esquerda italianos, exilados pelo regime fascista de Benito Mussolini na ilha do Mar Tirreno.  

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela