Sábado – Pense por si

Entrevista

Naide Gomes: "Será que aguento?"

Ana Sousa Dias 20 de agosto de 2004 às 16:32

Naide Gomes: "Será que aguento?"

Esta é a ideia que vem sempre à cabeça de Naide Gomes quando está em prova. Também hoje será assim, quando competir nas Olimpíadas de Atenas.

Esta é a ideia que vem sempre à cabeça de Naide Gomes quando está em prova. Também hoje será assim, quando competir nas Olimpíadas de Atenas.

No tempo em que tinha vergonha de ter pernas altas e de ser magra, os miúdos da escola chamavam-lhe girafa. Ganhava a todos nas corridas e nos jogos de futebol e um professor encaminhou-a para o desporto. Nem se lembra bem da primeira medalha que ganhou – há-de estar no armário onde a mãe guarda os troféus. Hoje, é atleta do Sporting, treinada por Abreu Matos. Partiu ao meio o nome extenso: Enezenaide ficou Naide, fácil de dizer e de recordar. No início de Março deste ano, tornou-se campeã do Mundo de pentatlo, nos campeonatos de atletismo de pista coberta em Budapeste. Nos últimos meses sofreu uma pequena lesão, mas não descurou os tratamentos, até porque tinha à espera a cidade de Atenas. É lá que se encontra nestes dias, a disputar o heptatlo (100 metros barreiras, salto em comprimento, lançamento de peso, 200 metros, salto em altura, lançamento do dardo e 800 metros), com o objectivo de ficar entre as oito finalistas. O que vai ela dizer quando concluir a sétima prova, os tormentosos 800 metros? É simples: Naide vai exclamar "Aleluia!".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)