Secções
Entrar

Sonae cresce 6% e lucro de um milhão no primeiro trimestre

Lusa 20 de maio de 2021 às 22:14

A empresa "estará bem posicionada" para aproveitar as "muitas oportunidades" que irão surgir no rescaldo da pandemia, garante presidente Cláudia Azevedo.

A presidente executiva do grupo Sonae, Cláudia Azevedo, afirma estar certa de que a empresa "estará bem posicionada" para aproveitar as "muitas oportunidades" que irão surgir no rescaldo da pandemia.

Egídio Santos/Medio Formato

A Sonae registou lucro de um milhão de euros no primeiro trimestre, contra prejuízos de 59 milhões de euros em igual período do ano passado, "ainda que impactado por restrições" devido à covid-19.

"Estamos agora preparados para seguir em frente e abraçar as oportunidades de uma nova normalidade, os últimos doze meses colocaram-nos à prova como nunca, mas continuámos a consolidar as bases para o futuro", refere a executiva, citada no comunicado dos resultados do primeiro trimestre.

"Hoje somos uma empresa mais ágil, mais digital, mais resiliente e mais sustentável, muitas oportunidades surgirão no rescaldo da pandemia e estou certa de que a Sonae estará bem posicionada para as aproveitar", salienta Cláudia Azevedo.

A presidente da Sonae recorda que "há precisamente um ano" escreveu pela primeira vez sobre os impactos da covid-19, apontando que um ano depois a forma como as pessoas trabalham, fazem compras, viajam e até como vivem "provavelmente nunca mais será a mesma".

Refere que o início deste ano "foi um período dramático em termos de saúde pública" para Portugal, com a terceira vaga da pandemia que levou, novamente, "a medidas mais duras" de confinamento".

"Enfrentámos um contexto muito adverso, com muitas das nossas lojas, cinemas e centros comerciais encerrados (ou praticamente encerrados) durante dois meses e meio, mas, uma vez mais, a resiliência, criatividade e maturidade digital dos nossos negócios foram críticos para ultrapassar este momento", destaca.

Durante o trimestre, "o nosso volume de negócios consolidado cresceu 6% em termos homólogos, as nossas vendas 'online' aumentaram 2,3 vezes e o nosso EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] subjacente subiu 14%".

Cláudia Azevedo salienta que este desempenho foi sustentado pela Sonae MC e pela Worten, "que registaram desempenhos expressivos, tanto 'offline' como 'online', permitindo compensar os resultados obtidos nos negócios mais afetados pelo confinamento".

Além disso, a Sonae, diz, manteve "uma estrutura de capital confortável, com um baixo custo da dívida, uma maturidade média de quatro anos e sem necessidades de refinanciamento para os próximos 18 meses".

Estes últimos meses, acrescenta, "foram também marcados por importantes mudanças de portefólio e por alguns marcos na execução da nossa estratégia corporativa, como a reestruturação da operação da Worten Espanha, o aumento da participação na Sonae Sierra, o lançamento de uma parceria entre a Sonae FS e o Banco CTT, e os aumentos de valorização significativos do portefólio de investimentos da Sonae IM, nomeadamente nos seus três investimentos que são já unicórnios".

Cláudia Azevedo reitera a sua "gratidão" a todos os colaboradores "que continuaram a demonstrar uma enorme dedicação", bem como "uma total abertura de espírito e um forte entusiasmo para transformar modelos operacionais e acelerar" o caminho da Sonae "em direção ao futuro".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela