Secções
Entrar

Renegociação de créditos à habitação dispara

SÁBADO 03 de fevereiro de 2023 às 11:34

Na periferia das grandes cidades, os preços das casas aumentaram para o dobro quando comparados com Lisboa e Porto.

A renegociação de empréstimos à habitação disparou relativamente ao ano passado. De acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal e pelo jornalPúblico, as renegociações compunham 22% das operações de crédito em dezembro de 2022 - quando no mesmo mês, em 2021, eram 6%. 

De acordo com a mesma fonte, as renegociações reportadas não derivam de incumprimentos ou prestações em atraso porque este indicador inclui não só créditos já existentes renegociados, mas também os concedidos. 

Já oJornal de Notíciasrevela que os preços da habitação na periferia das duas grandes cidades subiram o dobro quando comparados com Lisboa e Porto. Nos arredores do Porto, os aumentos verificados foram entre 18 e 26%; ao passo que em Lisboa, foram entre 9 e 26%. A situação verifica-se porque as famílias procuram casas nas periferias, onde ainda está mais barato. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela