Secções
Entrar

Regulador propõe descida de 2,6% no preço da eletricidade no mercado regulado

Jornal de Negócios 29 de abril de 2022 às 18:25

Regulador propõe descida de 2,6% na tarifa dos 921 mil consumidores do mercado regulado e dos que estando no mercado livre, tenham tarifa equiparada. Grande parte das famílias vai ter redução mensal de 1 a 2,5 euros.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propõe uma descida de 2,6% na tarifa de eletricidade do mercado regulado, onde ainda permanecem 921 mil consumidores, que também é válida para as famílias que estão no mercado livre, mas optaram pela tarifa equiparada. 

Em comunicado, o regulador escreve que a proposta determina uma "variação das tarifas de Venda a Clientes Finais em Baixa Tensão Normal (BTN) que corresponde a uma redução de 2,6%, face aos valores atualmente em vigor."

A ERSE argumenta que "face ao preço médio de 2021, os consumidores observam em 2022 um acréscimo de 1,1% no preço de venda final". Os preços em 2022, explica a entidade, "integram a decisão tarifária de janeiro de 2022, a revisão trimestral ocorrida em 1 de abril de 2022 e a proposta ora apresentada com preços a vigorarem a partir de 1 de julho de 2022)".

Em 2018 a variação foi de -0,2%, no ano seguinte a tarifa caiu mais 3,5%, e em 2020 outros 2,7%. Em 2021 o preço subiu 1,6%, e neste ano a variação será de 1,1%. O regulador faz as contas sublinha que "os consumidores domésticos de eletricidade observam, em cinco anos, uma redução acumulada de -3,7% no preço final" da conta da luz. 

O impacto nas faturas mensais de grande parte das famílias vai variar entre 1 euro e 2,48 euros. As simulações do regulador aponta para que um casal sem filhos com uma potência contratada de 3,45 kVA, e um consumo de 1.900 kWh/ano passe em julho a pagar 37,36 euros (menos 1 euro do que pagará em junho).

Já um casal com dois filhos, uma potência contratada de a 6,9 kVA, e um consumo de 5.000 kWh/ano resultará a partir de julho numa conta de 92,72 euros (menos 2,48 euros do que a fatura que terá de pagar em junho).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela