Secções
Entrar

Mais de mil clientes bancários reclamam à Deco sobre comissões MBWay

02 de maio de 2019 às 15:00

"Já temos mais de 1.000 reclamações" de clientes bancários que se sentem lesados com a cobrança de comissões, revelou a associação.

Mais de mil pessoas juntaram-se àDecopara reclamar o fim da cobrança de comissões pelas transferências do serviço MBWay, que a partir de hoje aumentaram para 1,20 euros para os clientes doBPI.

"Já temos mais de 1.000 reclamações" de clientes bancários que se sentem lesados com a cobrança de comissões, disse à Lusa fonte da associação de defesa dos consumidores Deco, no dia em que o banco BPI começou a cobrar comissões pelas transferências MBWay.

Há dois dias, em 30 de abril, numa nota à imprensa, a associação anunciou estar a preparar uma reclamação, em nome dos consumidores, para entregar ao Banco de Portugala exigir uma "limitação dos custos associados a todas as formas de pagamento e transferências" pelos consumidores.

"Cabe ao Banco de Portugal limitar os encargos aplicados às transferências feitas através do MBWay, já que é esta instituição que valida os preçários dos bancos", afirma a Deco.

A Deco defende que aplicar comissões ao MBWay, que replica a utilização do Multibanco, contraria os seus princípios básicos", razão pela qual defende que a cobrança de comissões não deve ultrapassar os limites dos custos imputados aos comerciantes para pagamentos com cartões (0,2% para os cartões de débito e 0,3% para cartões de crédito).

Com o objetivo de transmitir ao Banco de Portugal o impacto da cobrança de comissões para os utilizadores, a Deco apelou a reclamações dos consumidores, que em menos de dois dias atingiram as mil.

O BPI foi o primeiro banco a cobrar pelas operações na aplicação MBWay, tendo a partir de hoje aumentado as comissões de 16 cêntimos para 1,20 euros.

A Deco disponibiliza no seu 'site' um formulário de reclamação dos consumidores junto do regulador.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela