Secções
Entrar

Maior fundo de pensões da UE desinveste de armas nucleares e tabaco

23 de janeiro de 2018 às 22:52

O ABP é o fundo de pensões dos funcionários das instituições educativas da Holanda e tem uma carteira de investimento de 405 mil milhões de euros.

O maior fundo de pensões da União Europeia, o holandês ABP, subscrito por funcionários públicos dos Países Baixos, anunciou esta terça-feira que deixou de investir em armas nucleares e tabaco e vai alienar estas participações dentro de um ano.

"Os investimentos em tabaco e armas nucleares têm sido um dilema para nós desde há alguns anos", afirmaram fontes do fundo à Efe, esclarecendo que os investimentos nestas indústrias começaram no final dos anos 1990, quando o fundo foi privatizado.

Estas fontes adiantaram que "o objetivo é investir as contribuições das pensões com responsabilidade empresarial", acrescentando que houve outras razões que influenciaram a decisão, como as mudanças nos mercados financeiros e a regulação destes setores a nível internacional.

Quando forem vendidos os 3,3 mil milhões de euros das posições em empresas das armas nucleares e do tabaco, a ABP vai reinvesti-los em setores que respeitem os critérios que adotou recentemente, como o de o produto não causar dano às pessoas.

O ABP qualificou estas mudanças como "uma oportunidade para obter excelentes rendimentos em outros investimentos" e calcula que os ganhos não obtidos por desinvestir em armas nucleares e tabaco, "se existirem, serão muito limitados".

O fundo admite acrescentar outros investimentos à sua lista de exclusões, uma vez que os novos critérios "dão margem suficiente para avaliar qualquer produto".

O ABP é o fundo de pensões dos funcionários das instituições educativas da Holanda, conta com quase três milhões de participantes e uma carteira de investimento de 405 mil milhões de euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela