Secções
Entrar

IRS: Multas pagas por trabalhadores não podem ser descontadas no vencimento

23 de dezembro de 2019 às 20:19

O valor de uma multa paga por um trabalhador e descontada no seu ordenado tem de ser considerado e mencionado pela empresa na Declaração Mensal de Remunerações.

O valor de uma multa paga por um trabalhador e descontada no seu ordenado tem de ser considerado e mencionado pela empresa na Declaração Mensal de Remunerações (DMR) porque as multas não são tidas em conta no cálculo doIRS.

Este esclarecimento da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) consta numa informação vinculativa, agora publicada no Portal das Finanças, em que uma entidade empregadora pretende saber se pode descontar a multa aplicada a um trabalhador nos valores que está obrigada a mencionar na DMR e que são uma das fontes de informação da AT para pré-preencher a declaração de IRS.

A multa em causa foi aplicada na sequência de um processo disciplinar de que o trabalhador foi alvo, tendo o respetivo valor sido retido diretamente pela entidade empregadora no vencimento mensal.

"O valor das multas, bem como outras sanções aplicadas aos trabalhadores no âmbito da Lei Geral em Funções Públicas, não releva para efeitos de IRS, dada a inexistência de norma de incidência", refere a AT na resposta ao pedido de informação.

Neste âmbito, a AT indica que, para efeitos fiscais, este tipo de situação é idêntico à que se verificaria se o trabalhador recebesse o rendimento na íntegra e procedesse posteriormente ao pagamento da multa, ou seja, não teria qualquer implicação para efeitos de IRS.

A AT refere que "o valor deduzido ao salário do trabalhador em virtude da multa fixada não se reflete, no preenchimento da DMR", adiantando que o valor deve ser declarado na totalidade, sem a dedução do montante "descontado" a título de pagamento da coima.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela