Secções
Entrar

Inflação na Zona Euro sobe para 2,2% em novembro

Jornal de Negócios 02 de dezembro de 2025 às 11:17

Sem os preços da energia e da comida não processada, bens cujo valor é mais volátil, a inflação foi de 2,4%.

A inflação na Zona Euro subiu para 2,2% em novembro, segundo a estimativa rápida revelada nesta terça-feira pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat). O valor representa uma subida de 0,1 pontos percentuais face ao valor da inflação registado em outubro (que foi de 2,1%) e mantém-se em linha com o valor registado no período homólogo, isto é, em novembro de 2024 (2,2%). Interrompe-se assim uma série de três meses de descida da inflação.
Confiança dos consumidores na UE e zona euro tem ligeira subida em setembro
Excluindo apenas a energia, a inflação foi de 2,4% no grupo de 20 países que partilha a moeda única, e excluindo também a comida não processada, o valor foi igualmente de 2,4%. Esta é a chamada inflação subjacente (core), que exclui os preços de produtos mais voláteis. Segundo a análise do Eurostat, o índice de preços harmonizados no consumidor (IPHC) dos serviços (aumento de 3,5%) e os de comida, álcool e tabaco (2,5%) foram aqueles que mais influenciaram a subida registada em novembro. Já o preço dos bens energéticos recuou 0,5%, enquanto os bens industriais não energéticos avançaram 0,6%. O valor da inflação na Zona Euro mantém-se assim um pouco acima dos 2%, que é a meta traçada pelo Banco Central Europeu (BCE) para este indicador económico. Em Portugal, a inflação recuou para 2,2% em novembro, naquele que foi o terceiro mês consecutivo de alívio nos preços de venda ao consumidor, explicado sobretudo pelo abrandamento da inflação nos alimentos, após várias subidas a pique. (Notícia atualizada às 10:18 horas com mais informação)
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela