Secções
Entrar

Governo dos EUA autoriza Bayer a comprar a Monsanto

29 de maio de 2018 às 20:56

Em resultado do acordo, a Bayer vai vender a parte do seu negócio agrícola à empresa química alemã BASF.

O Governo dos EUA autorizou esta terça-feira a Bayer a comprar a Monsanto, operação estimada em 66 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros), na condição de aquela empresa se desfazer da sua área agrícola.

1 de 3
Bayer Monsanto
Foto: Krisztian Bocsi/Bloomberg via Getty Images
Bayer Monsanto
Foto: PATRIK STOLLARZ/AFP/Getty Images
Bayer Monsanto
Foto: Jasper Juinen/Bloomberg via Getty Images

O valor dos negócios desta área é de nove mil milhões de dólares, o que permitiu ao Departamento de Justiça assegurar que este é o maior acordo anti-monopólio de desinvestimento alguma conseguido nos EUA.

Em resultado do acordo, a Bayer vai vender a parte do seu negócio agrícola à empresa química alemã BASF, por nove mil milhões de dólares, o que "vai resolver todas as preocupações de concorrência horizontal e vertical".

Assim, a Bayer vai alienar os negócios de algodão, canola, soja e sementes de hortaliças, bem como o de herbicidas Bayer Liberty, que concorre directamente com os pesticidas Roundup, da Monsanto.

O acordo obriga ainda a Bayer, que apresentou a sua primeira oferta para adquirir a Monsanto há dois anos, a desfazer-se de propriedade intelectual e projectos de investigação e desenvolvimento, além do seu incipiente negócio de agricultura digital.

Tudo isto, para "assegurar que a BASF tem os mesmos incentivos de inovação, capacidade e dimensão que a Bayer teria como concorrente independente".

O acordo está agora pendente da aprovação da Justiça norte-americana.

O presidente da Bayer, Werner Baumann, afirmou esta terça-feira, em comunicado, que a farmacêutica alemã está em vias de se converter em "uma empresa líder da economia agrícola".

Artigos recomendados
As mais lidas