Secções
Entrar

Facebook compra empresa que quer controlar a mente através de computadores

24 de setembro de 2019 às 08:39

Em agosto, a rede social anunciou que estava a desenvolver tecnologias que permitiam escrever através do pensamento. Agora compram a CTRL-Labs, que se dedica à investigação de tecnologia que permite controlar computadores através de sinais neurológicos.

A empresa norte-americana Facebook anunciou hoje que alcançou um acordo para adquirir a companhia CTRL-Labs que se dedica à investigação de tecnologia que permite controlar computadores através de sinais neurológicos.

O acordo de aquisição foi anunciado através das redes sociais pelo vice-presidente do departamento para Realidade Virtual e Avançada da Facebook, Andrew Bosworth, que não forneceu os valores que envolvem o negócio.

A estação de televisão norte-americana CNBC refere que o valor da operação deve situar-se entre os 500 e os 1.000 milhões de dólares.

"A visão que temos para este projeto é o desenvolvimento de uma pulseira que permita às pessoas controlarem os seus aparelhos como uma extensão natural do movimento", disse Bosworth.

O vice-presidente para a Realidade Virtual da empresa Facebook afirmou que a CTRL-Labs, com sede em Nova Iorque, vai passar a integrar o departamento Facebook Reality Labs, que desenvolve, entre outras, as aplicações de "realidade avançada".

De acordo com Andrew Bosworth, o projeto vai permitir desenvolver uma pulseira capaz de descodificar sinais elétricos emitidos pelos neurónios compreendidos pelo computador depois de "traduzidos em sinais digitais".

A nova tecnologia vai ser capaz de "partilhar uma fotografia com um amigo" depois de efetuado um movimento impercetível ou "simplesmente" porque o cérebro ordena "a intenção" de realizar a operação, acrescentou o mesmo responsável.

O invento deve ser desenvolvido em breve e vai ser aplicado aos produtos de grande consumo.

A CRTL-Labs já trabalha no desenvolvimento deste tipo de pulseiras que -- segundo o projeto -- convertem sinais neurológicos em sinais digitais capazes de "controlar os aparelhos através da mente", apesar da tecnologia estar ainda em fase de desenvolvimento.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela