Secções
Entrar

"Dieselgate": Quatro ex-responsáveis da Volkswagen condenados. Dois cumprem penas de prisão

Jornal de Negócios 26 de maio de 2025 às 10:35

As sentenças hoje conhecidas surgem quase uma década após o escândalo de manipulação dos valores das emissões poluentesm veículos a diesel.

Quatro antigos alto responsáveis do grupo Volkswagen foram condenados esta segunda-feira por fraude no âmbito do escândalo "Dieselgate". Dois dos antigos dirigentes foram condenados a penas de prisão efetiva, enquanto os outros dois têm as suas penas suspensas.

O Tribunal Regional de Brunswick condenou a quatro anos e meio de prisão Jens Hadler, antigo diretor de desenvolvimento de motores diesel, e a dois anos e sete meses de prisão o ex-diretor de tecnologia de propulsão, Hanno Jelden.

O antigo diretor de desenvolvimento da Volkswagen, Heinz-Jakob Neusser, foi condenado a um ano e três meses com pena suspensa, enquanto um antigo diretor do mesmo departamento foi sentenciado a um ano e 10 meses em liberdade condicional.

O tribunal considerou provado que os acusados estavam ao corrente das manipulações dos motores diesel, que decorreram durante anos e afetaram milhões de veículos. 

O escândalo conhecido como "Dieselgate" estalou em setembro de 2015, quando a Agência norte-americana de Protecção Ambiental (EPA) reportou manipulações nos testes de emissões dos veículos a gasóleo. A utilização de um software manipulava os valores nos testes, tendo o Tribunal de Justiça da União Europeia declarado ilegal a sua utilização em finais de 2020.

Antes, em maio de 2020, o Supremo Tribunal alemão determinou que os compradores dos veículos a gasóleo manipulados do grupo Volkswagen tinham direito a uma indemnização. O escândalo atingiu várias marcas do grupo germânico, nomeadamente a Volkswagen, Audi, Skoda e Porsche.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela