Secções
Entrar

Desemprego na OCDE estabilizado em 5,1% em dezembro de 2019

11 de fevereiro de 2020 às 13:11

Na zona euro a taxa de desemprego caiu para 7,4% (contra 7,5% em novembro), a mesma percentagem que em abril de 2008, antes do início da crise financeira.

Odesempregomanteve-se estável em dezembro no conjunto da OCDE e voltou a situar-se pelo quarto mês consecutivo em 5,1% da população ativa, com 32,6 milhões de pessoas sem trabalho, foi hoje anunciado.

Num comunicado, a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) indica que na zona euro a taxa de desemprego caiu para 7,4% (contra 7,5% em novembro), a mesma percentagem que em abril de 2008, antes do início da crise financeira.

O maior recuo em dezembro na zona euro, de 0,3 pontos percentuais, registou-se na Lituânia (para 6,1%) e na Holanda (para 3,2%).

Em contrapartida, o desemprego subiu duas décimas na Letónia (para 6,7%) e em Portugal (para 6,9%).

Fora da zona euro, o desemprego cedeu 0,5 pontos percentuais em Israel (3,4%) e 0,3 pontos no Canadá (5,6%) e México (3,2%), e subiu 0,2 pontos na Coreia do Sul (3,8%) e manteve-se estável no Japão (2,2%) e nos Estados Unidos (3,5%).

Entre dezembro de 2018 e dezembro de 2019, o desemprego recuou duas décimas nos países membros da OCDE, e até quatro décimas no caso dos jovens, situando-se no último mês do ano em 10,8%.

Contudo, em alguns países o desemprego jovem continua a ser particularmente elevado.

Espanha liderou a lista do desemprego entre as pessoas de 15 a 24 anos, com uma taxa de 30%, seguida pela Itália, em 28,9%, e na Suécia, em 19,7%, enquanto na Grécia, segundo os últimos dados disponíveis, de outubro, o desemprego jovem foi de 25%.

Em média, o desemprego em 2019 situou-se em 5,2% nos países da OCDE e em 7,6% na zona euro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela