Secções
Entrar

Desempregados inscritos no IEFP descem 14,6% em abril

21 de maio de 2019 às 11:52

Número de desempregados inscritos em centros de emprego alcançou o nível mais baixo desde setembro de 2001 e foi de 321 mil, uma descida de 3,8% em relação ao mês passado.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego foi em abril de 321.240, uma descida homóloga de 14,6% e um recuo de 3,8% face a março, divulgou esta terça-feira o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Em abril havia menos 54,8 mil pessoas sem trabalho do que no mesmo mês de 2018.

De acordo com a série longa do IEFP, o número de desempregados inscritos alcançou o nível mais baixo desde setembro de 2001, altura em estava nas 317,6 mil pessoas.

O número de jovens desempregados ficou nos 32,8 mil, com uma redução homóloga de 16,1% (menos 6,3 mil) e com uma diminuição em cadeia de 6,8% face ao mês anterior (menos 2,4 mil).

Já o número de desempregados de longa duração inscritos nos serviços de emprego desceu para 141,5 mil, com um decréscimo homólogo de 22,5% (menos 41,2 mil) e uma redução de 2,3% em cadeia (menos 3,3 mil).

A redução homóloga do desemprego registado foi transversal a todas as categorias, com destaque para os jovens (com uma queda de 16,1%) e adultos (com uma descida de 14,4%), desempregados de curta duração (menos 7%) e de longa duração (menos 22,5%), pessoas à procura do primeiro (menos 20,4%) e de novo emprego (menos 13,9%) em todos os níveis de qualificação e para ambos os sexos.

A redução foi também transversal a todas as regiões do país, com os decréscimos de 16,1% em Lisboa (menos 18,1 mil) e de 16% no Norte (menos 25,3 mil).

De acordo com os dados do IEFP, o desemprego diminuiu em todos os setores de atividade com exceção de ligeiros acréscimos nas indústrias extrativas (com mais 58 pessoas) e na fabricação de produtos informáticos, elétricos, máquinas e equipamentos (com mais quatro pessoas), com a maior redução homóloga a ocorrer mais uma vez na construção (com menos 26%, correspondente a uma redução de 7,5 mil pessoas).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela